Guia do Calouro

Bem-
vindx à

UFAM!

*Como forma de destacar a inclusão de gênero e reforço ao combate a estereótipos, a linguagem neutra foi utilizada até este ponto. Por questões de acessibilidade, não adotamos no restante do texto.

Parabéns! Agora você faz parte da Primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil, tornando-se a partir de agora um membro da Comunidade Ufaniana e por pertencer a Faculdade de Estudos Sociais - FES, torna-se um novo Fesano. Por isso, para que você possa realizar sua matrícula, disponibilizamos este Guia do Calouro, como forma de mostrar o passo-a-passo para efetivar sua matrícula.

Pré-cadastro do Portal do Calouro

Antes de mais nada, você precisa efetuar seu pré-cadastro no Portal do Calouro. Sem isso, você não poderá realizar sua matrícula no dia informado nos editais do SISU - Enem (acesse aqui) e do PSC (acesse aqui).

O preenchimento do pré-cadastro no Portal do Calouro NÃO ASSEGURA a Matrícula Institucional do candidato na UFAM, sendo apenas um dos requisitos exigidos para tanto.

Lembre-se que você  NÃO DEVE imprimir o pré-cadastro depois de ser preenchido e atualizado.

Documentos geralmente solicitados para efetuar matrícula via SISU - Enem e PSC

Para a Efetivação da Matrícula

PARA TODOS OS CANDIDATOS
(AMPLA CONCORRÊNCIA E DA RESERVA DE VAGAS)

1º   – Histórico Escolar e Certificado de Conclusão/Diploma do Ensino Médio, assinado pelo candidato e com as assinaturas e carimbos legíveis do responsável pela expedição do documento (cópia e original ou cópia autenticada);

2º   – Documento de Identificação Oficial com foto (o mesmo cadastrado no Portal do Calouro), se candidato estrangeiro, apresentar carteira de estrangeiro atualizada, permanente ou temporária, passaporte com visto de estudante (cópia e original ou cópia autenticada);

3°  – Cadastro de Pessoa Física – CPF (cópia e original ou cópia autenticada);

5º – 01 (uma) foto 3x4 recente, de frente e com fundo branco;

5º – Para os portadores de Certificados de Ensino Médio expedidos no exterior, os estudos deverão ser reconhecidos pelo Conselho de Educação Estadual.

BONIFICAÇÃO ESTADUAL – BE
(CANDIDATOS DA AMPLA CONCORRÊNCIA QUE OPTARAM PELA BONIFICAÇÃO ESTADUAL NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO NO SISU)

1º  - Declaração(ções) da(s) Escola(s) em que o candidato estudou os 03 (três) anos do Ensino Médio, constando, obrigatoriamente, o(s) endereço(s) e cidade(s) da(s) respectiva (s) Escola(s) ou;

2º  - Histórico Escolar, contendo, obrigatoriamente, o(s) nome(s) da(s) Escola(s) na(s) qual(is) o candidato estudou os 03 (três) anos do Ensino Médio, com o(s) respectivo(s) endereço(s) e cidade(s) da(s) respectiva(s) Escola(s).

PARA CANDIDATOS DA MODALIDADE RESERVA DE VAGAS
(NDC1; NDC2; PPI1; PPI2; NDC1-PCD; NDC2-PCD; PPI1-PCD e PPI2-PCD)

1º   – Os candidatos estrangeiros e/ou brasileiros que tenham cursado ensino médio em escola pública de outro país, para que possam participar pela Reserva de Vagas (Lei nº. 12.711, de 2012), deverão comprovar que a instituição é pública;

2º  – Para efeito de comprovação dos candidatos que tenham estudado em escolas públicas já extintas, deverão apresentar no ato da matrícula, documento expedido pela Secretaria de Educação Estadual que comprove a natureza administrativa (privada, conveniada, federal, estadual, municipal ou filantrópica) da escola;

3º  – Caso o candidato tenha estudado em escola pública extinta e não possua certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente e histórico escolar, deverá apresentar no ato da matrícula documento expedido pela Secretaria Estadual de Educação que comprove a conclusão do ensino médio ou de curso equivalente em escola pública.

PARA CANDIDATOS DA MODALIDADE RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
(NDC1-PCD; NDC2-PCD; PPI1-PCD e PPI2-PCD)

1º – Apresentar Laudo Médico contendo recente: nome do(a) candidato(a), a espécie e o grau ou nível de deficiência, nos termos do artigo 4° do Decreto no 3298/1999, de 20 de dezembro de 1999 com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, além do(s) nome(s), CRM(s) e especialização do(as) médico(as) que forneceu(ram) o laudo. Sendo que o laudo poderá ser submetido à avaliação por comissão designada pela UFAM, bem como o candidato poderá ser avaliado(a) por perícia médica oficial da UFAM.

Para comprovação da Renda Familiar Bruta Mensal

O cálculo do Salário Mínimo é baseado no valor do último ano.

Para calcular 1,5 SM: (SM/2)+SM

1. Documentos pessoais do candidato e da família

1.1 Cédula de Identidade;

1.2 Cadastro de Pessoa Física - CPF;

1.3 Certidão de Nascimento, em caso de menor de idade;

1.4 A CTPS páginas:

A) De Identificação frente (foto) e verso (dados pessoais);

B) Contrato de trabalho (último registro), mesmo se não houver vínculo empregatício registrado em carteira.

1.5 Comprovante de residência do candidato.

2. Quando o candidato ou membro da família for trabalhador assalariado

2.1 Contracheques dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU;

2.2 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

2.3 CTPS registrada e atualizada;

2.4 CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica. Se não possuir carteira de trabalho assinada, apresentar declaração assinada pelo empregador;

2.5 Extrato atualizado da conta vinculada do trabalhador no FGTS;

2.6 Extratos bancários dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU;

3. Quando o candidato ou membro da família exercem atividade rural

3.1 Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

3.2 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ;

3.3 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros da família, quando for o caso;

3.4 Extratos bancários dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;

3.5 Notas fiscais de vendas dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU.

4. Quando o candidato ou membro da família for aposentado e/ou pensionista

4.1 Extrato mais recente do pagamento de benefício;

4.2 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

4.3 Extratos bancários dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU comprovando o valor do benefício (aposentadoria, pensão, auxílio doença, BPC etc.). No extrato bancário devem constar o número do benefício e o nome do beneficiário.

5. Quando o candidato ou membro da família for autônomo e/ou profissional liberal

5.1 Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

5.2 Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de sua família, quando for o caso;

5.3 Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada;

5.4 Extratos bancários dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU;

5.5 Cópia do registro/ Identificação/ Inscrição de Atividades como pesca, venda ambulante, artesanato, feiras livres e correlatas e/ou declaração de Instituições Oficiais (Igreja, Sindicatos, Associações de Bairros, Conselhos Comunitários entre outros.

6. Rendimentos de aluguel ou arrendamentos de bens móveis e/ou imóveis

6.1 Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;

6.2 Extratos bancários dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU;

6.3 Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos comprovantes de recebimentos dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU;

6.4 Cópia do Recibo de Pagamento do aluguel ou arrendamento dos três últimos meses anteriores à inscrição no SISU.

Início das Aulas

Com a matrícula formalizada, é só aguardar o dia de Início das Aulas. Acesse aqui para ter as informações na nossa Agenda Acadêmica do CAADM, ou fique ligado nas atualizações através do site e nas redes sociais do CAADM, como Facebook e Instagram, além do Avisos CAADM, no Telegram.

Mais informações

Acesse o nosso Guia de Assistências, para saber mais sobre o PassaFácil Estudantil, Restaurante Universitário e outros serviços. Além disso, você pode acessar o Guia do Aluno para obter informações sobre estágios, créditos, matrículas em disciplinas, formulários e documentos do curso, além da página de Programas e Auxílios, que informa sobre todos os recursos de ajuda e descontos em serviços para que o aluno possa realizar suas atividades na Universidade ao menor custo possível.